sexta-feira, 25 de março de 2011

2ª rodada de visita - Ceprom

Agora há pouco a turma do período matinal  da CEPROM visitou a incubadora.
Foi muito legal o contato e é energizante sentir a vibração dessa galera jovem, que vive um período gostoso - pois os sonhos são grandes - e ao mesmo tempo turbulento, pois a adolescência ficou pra trás, as responsabilidades vêm e as dúvidas quanto à vida, ao futuro só se fazem aumentar.

Pra vocês só posso dizer uma coisa: dá pra sobreviver a tudo isso!

E mais: dá pra construir sonhos, mesmo quando sentimos que não temos força para tanto. Acompanhando o blog, verão muitos posts onde mostrarei que eu tinha tudo pra ser um derrotado, um depressivo. Mas não aceitei esse destino; preferi desenhar de acordo com meus objetivos e aspirações.

Abs!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Alunos do Ceprom em visita à Pop´s Fantasy.

Ontem, dia 24, a Pop´s Fantasy teve o prazer de receber a visita de uma turma da CEPROM (Centro Profissionalizante de Marília). Hoje receberemos outra turma. Espero poder contar com as fotos tiradas para postar aqui no blog.

Seria muito bom se iniciativas como o Ceprom se espalhassem por todas as cidades brasileiras. Neste momento em que o Brasil finalmente acorda para seu potencial, já passou da hora de serem criados mecanismos para qualificar e capacitar os jovens, e quebrar os gargalos que impedem um crescimento sustentável mais vigoroso.

Bem vindo àqueles que passaram a acompanhar o blog. Apesar do tempo restrito, prometo que me esforçarei para postar aqui com regularidade e assuntos interessantes, que fazem parte do dia a dia de quem decide fazer alguma coisa. Assim como eu, assim como você!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Why the popcorn seller has disappeared?



Besides the work we have done in Marilia town,  we also cover an extensive area attending events and fairs. Also because where there is crowd, there must be a popcorn seller. Or at least it should be.

Because the classic popcorn seller is going away. He´s not withstanding the cultural and gastronomic changes for the new attractive snacks which is appearing in any corner such a market or a convenience store.

A long long time ago the popcornseller reigned supreme in the streets, squares, in parades and gyms. The distant look, hat on head, a half smile and steady hands on - believe - difficult art of putting popcorn in a bag at just one time.

With him, your companion mate from every day: the cart, which used to hear the conversations from his clients about everything. He used to heard too the vitality screams of the kids when they left the school´s door as well as saw the affection in the eyes of the girlfriend when she earned a bag of popcorn from her lover.

So many stories trapped in the trunk of the time, closed and without keys, which were part of the popcorn seller thoughs and life.

Some Carts are recycled, anothers “retired” and became relics. And there are other which has been sold to turn on a cart traveling with a paraphernalia of cheap manufactured goods, without crispies and warm popcorn, because to keep it fresh demands attention. "Attention? Attention takes work. No way."

...

When I did the idea of replace these two figures – popcornseller and the popcorn cart – into the businees play again, I focused  it on two factors:

1.0How to make the business profitable.
2.0 - Innovate to Renew

At now, I´m preparing the Pop's Car (oh, yes, the name of my Popcorn Cart) and Stand sales for the event on this Friday, here in Assis town.
It rains for 5 consecutive weekends and the sales in this case usually be BAD.

Next post I comment these two factors, and how they can be the answer to counterpoint the suspicious microwave popcorn tastes and healthy.

sábado, 12 de março de 2011

O pipoqueiro desapareceu?


Além dos trabalhos realizados em Marília, cobrimos também uma extensa região participando de eventos e feiras. Até porque onde existe multidão, tem que existir um pipoqueiro. Ou pelo menos deveria.

Porque O pipoqueiro está sumindo. Não está resistindo às mudanças culturais, gastronômicas e à ânsia de novos petiscos atraentes encontrados em qualquer esquina onde haja um novo mercado ou uma conveniência.

Antigamente o pipoqueiro reinava absoluto pelas ruas, praças, nos desfiles cívicos e jogos de futebol de várzea. Aquele olhar longínquo, chapéu na cabeça, um esboço de sorriso e mãos firmes na - acredite - difícil arte de colocar pipoca num saquinho, de uma só vez.

Com ele, seu companheiro de todos os dias, o carrinho, que ouvia as conversas todinhas, desde bate papos da política que andava mal aos lamentos pelo tempo que não cansava de desagradar; ora frio, ora quente. Escutava ele o grito estridente mas revigorante da garotada que saía da escola, assim como via o carinho no olhar da namorada que ganhava de seu amado um saquinho de pipoca.

Tantas histórias presas naquele armário do tempo, já sem as chaves, dos pipoqueiros que fizeram parte, em algum momento ainda que distante, das nossas memórias.

Carrinhos foram reciclados, outros aposentados e viraram relíquias. E tem os que foram vendidos para virarem um carrinho ambulante, com toda uma parafernália de produtos industrializados baratos, e sem mais a pipoca quentinha, companheira delicada que exije atenção. "Atenção? Atenção dá trabalho, deixa pra lá."

...

Quando surgiu a ideia de resgatar essas duas figuras - o pipoqueiro e o seu carrinho - pensei que para inseri-los a este mundo 2.0 precisaria pensar em dois fatores:

1.0 - Tornar o negócio rentável.
2.0 - Inovar para Renovar.


Vou preparar o Pop´s Car (ah, sim, é o nome do meu Carrinho de Pipoca) e o Stand de vendas para o evento desta sexta, aqui em Assis.
Chove há 5 fim de semanas consecutivos e as vendas, nesse caso, costumam ir à pique (lá vamos nós de novo reclamar do tempo, como nos velhos tempos...).

No próximo post eu comento sobre esses dois fatores, e como podem ser a resposta para que a magia da pipoca não seja totalmente substituída por um saquinho no microondas.

ps.: mundo 2.0, relativo a web 2.0. Leia sobre clicando neste texto da Wikipedia.




Social Media Revolution 2 [ Legendado - Português ]


Ótimo vídeo sobre a revolução das mídias sociais na comunicação e no dia a dia.
Eu, como um representante da Geração X (nascidos entre 1.970 e 80, no período que antecedia a internet), fico estudando e me perguntando: como me inserir, assim como minha empresa, serviços e produtos dentro desta nova revolução pela qual passamos.
A comunicação, o marketing, o relacionamento com clientes, os canais de vendas mudam, aprimoram, agregam novas abordagens e confesso como é difícil conseguir inserir meu modo de pensar nesse novo mundo.
E vocês, estão se adequando bem a tudo isso?


sexta-feira, 4 de março de 2011

O medo que paralisa x o desejo de avançar. Pronto para ir?



Blogs de empreendedorismo costumam sempre passar aos seus leitores textos motivacionais, úteis no caminho tortuoso de quem se propõe a executar algo com um objetivo determinado. Por essa ótica,empreender não se limita a quem quer abrir um negócio, mas a qualquer pessoa, de qualquer idade, que busca meios de atingir seus sonhos de médio a longo prazo.

Como não poderia deixar de ser, este blog também traz posts com conteúdos semelhantes, mas seu diferencial é que aquele que vos escreve não atingiu seu objetivo, não alcançou o sucesso e carrega a responsabilidade de botar a cara para bater ao assumir essa postura. Imagine você, meu leitor, o quanto posterguei o início desse trabalho, pois sentia calafrios ao imaginar que um dia eu teria que postar algo como: “Desisto”.

Ao assumir e pôr em prática um sonho grandioso, uma série de ações se desencadeiam a partir daí. Investimentos (tempo e dinheiro), relacionamentos e pessoas são envolvidas. Quando você rompe esse laço tudo à sua volta cai.

Sei que haverá pessoas que se espelharão nesse pipoqueiro, e se um dia eu vier a tombar, como elas sentirão? Sentir-se-ão órfãs? O medo que paralisa poderia desestimular futuros grandes empreendedores? Pois se eu vier a cair, haveria eu condições de estimular alguém, num post com um réquiem com fundo musical,  a não desistir de seus sonhos?

Minha responsabilidade aumentou muito ao assumir o blog e ao abrir publicamente meu projeto inconcluso. Se por um lado bate aquele medo, por outro dá um frio na barriga de saber que esse blog possa vir a ser útil a milhares de pessoas que também querem começar algo, mas tem medo de sair da sua zona de conforto.

E isso serve para você que quer mudar de emprego, trocar de faculdade no último ano, quer dar um basta a um relacionamento que só lhe suga e não acrescenta nada, e até para quem quer abrir um negócio de sucesso.
Na soma do que se ganha com o que se perde, e consciente do gostinho que um desafio traz consigo, topei encarar mais essa.

Me acompanhar a partir de agora é visualizar a trajetória de um empreendimento. Sabemos o que queremos atingir, só não sabemos exatamente quando alcançaremos nossos objetivos nem como nosso sonho estará no final dessa jornada. E que, independente do final, seja bom ou ruim, em seguida uma nova novela iniciará.

Como diria Goulard de Andrade em sua célebre frase: “_Vem comigo!”  :)


The fear that paralyzes x desire to move forward. Ready to start?



Blogs of entrepreneurship tend to always go to his readers motivational texts, useful in the tortuous path of anyone planning to run something with a definite goal. From this viewpoint, to undertake is not limited to those who want to start a business, but for anyone of any age, seeking ways to reach their dreams of medium to long term.

As could be, this blog also includes posts with similar content, but the difference is that he who writes to you has not reached its goal, not achieved the success and carries responsability to write on things that he is not domine totally. Mind you, my reader, and put off the beginning of this work, because I felt chills to imagine that one day I would have to post something like: "I give up."

To assume and implement a big dream, a series of actions are triggered from there. Investments (time and money), relationships and people are involved.
When you break that tie everything around them falls.

I know there will be people who will mirror this popcorn seller, and if I ever were to fall, how they feel? Feel will be orphaned? The paralyzing fear could discourage future great entrepreneurs? Because if I were to fall, I would be able to encourage someone in a post with a requiem, not to give up your dreams?

Increased my responsibility to take much to blog and publicy open my project unfinished. On the one hand beats that fear, the other one gives goose bumps to hear that this blog might be helpful to thousands of people who want to start up something, but afraid to leave their comfort zone.

And that goes for you who want to change jobs, change of college last year, wants to put a stop to a relationship that you just sucks and does nothing, and even for those who want to open a successful business.

Between being with fear
or to risk in that I believe, I preferred to risk.

Follow me from now to visualize the trajectory of a venture. We know what we want to achieve, just do not know exactly when or how we will achieve our goals and our dream at the end of this journey. Whatever this end it be good or bad, after that
a new chapter begins.

So, as Goulard de Andrade* would say: "_Come with me!"
 * Brazilian tv reporter




quinta-feira, 3 de março de 2011

The Path to "Eureka!" - 99% of perspiration and 1% of transpiration.

There are two basic ways to format a business: drawing on something that already exists, or innovating the same. Both forms are valid, but being the second most difficult, is therefore the most risky and rewarding, for you it combines the DNA of their entrepreneurial vein. We should remember also that we should always bear in mind what kind of entrepreneurship that we fit, hence to obtain the best results.
In my case, I'm there at least five years thinking about the product with which work and which I dedicate and relinquish: time and neurons. But even so, the wide range of products and services we produce and act, has always been a great challenge to figure out what the main focus of the business, since it contains innovation in every cell of your existence. Adjust the focus of our enterprise on the market (what he wants? What he wants? What pleases you? What he expects?), Given our situation (as is my commitment? As my finances are "as is my ability investments or leverage capital? how I make decisions for enabling more accurate?) according to our expectations (and the original goals that we had to adapt in the face of situations that arise) is not easy. Especially when we have an innovative idea or product where there are many references to be taken as a basis for trial. This difficulty has to be handled with great persistence and calm, to obtain answers that unfortunately will not be obtained through consultancies or studies - at most they can assist with the implementation of questions that help the driver of the project to get the answers .
I'm glad today to start getting some of these responses. Parts of the big puzzle with which I fell when I chose to undertake with popcorn and popcorn carts began to come together. I'm able to adjust the focus, but only now, after three years filled with ups, downs and a total failure with a bomboniere.
In the next text will explain what tools are helping me to find focus when the business has so many ramifications and opportunities, and what the mental condition to achieve this.

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