segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eureka!

Existem duas formas básicas de formatar um negócio: inspirando-se em algo já existente, ou inovando o mesmo. As duas formas são válidas, porém sendo a segunda  mais difícil, é por conseguinte a mais arriscada e gratificante, pois você alia a esta o DNA da sua veia empreendedora. Cabe lembrar também que devemos sempre ter em mente em qual classe de empreendedorismo que nos encaixamos, para obtermos daí os melhores resultados.


No meu caso, estou há pelo menos 5 anos pensando no produto com o qual trabalho e no qual dedico e abdico: tempo e neurônios. Mas mesmo assim, pelo grande leque de produtos e serviços que produzimos e atuamos, sempre foi um grande desafio descobrir qual o foco principal do negócio, já que o mesmo contém inovação em cada célula de sua existência.
Ajustar o foco do nosso empreendimento diante do mercado ( o que ele quer? o que ele procura? o que o satisfaz? o que ele espera? ), perante nossa realidade (como está meu empenho? como estão minhas finanças? como está minha capacidade de investimentos ou alavancagem de capital? como estou me capacitando para tomar as decisões mais corretas? ) de acordo com nossas expectativas ( metas originais e as que tivemos que adaptar diante das situações que vão surgindo ) não é fácil.
Principalmente quando temos um produto ou ideia inovadora onde não há muitas referências para se tomar como base de julgamento. Essa dificuldade tem que ser lidada com muita persistência e calma, até a obtenção de respostas que infelizmente não serão obtidas por meio de consultorias ou estudos - as mesmas podem no máximo auxiliar com a aplicação de perguntas que auxiliem o condutor do projeto a obter as respostas.


Fico feliz por hoje começar a obter algumas dessas respostas. As peças do grande quebra cabeça ao qual me lancei quando optei por empreender com pipocas e carrinhos de pipoca começaram a se encaixar. Estou conseguindo ajustar o foco, mas só agora, passados 3 anos recheados de altos, baixos e um fracasso retumbante com uma bomboniere.


Nos próximos textos vou explanar quais as ferramentas que estão me auxiliando a encontrar um foco quando o negócio tem tantas ramificações e oportunidades, e qual a condição mental para atingir isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você concorda? Discorda? Tem alguma opinião a acrescentar? Use o espaço de comentários para somarmos sua experiência neste texto. O blog é feito por nós!

LinkWithin