sexta-feira, 25 de junho de 2010

De novo, o medo.

Novamente volto a postar um texto que nos faz refletir sobre os medos. Por que insisto no tema? Porque foi por causa dos medos que perdi o rumo profissional que havia sonhado e traçado desde meus 5 anos.
E porque foi só a partir do momento em que passei a enfrentar e vencer meus medos é que comecei a ter mais controle do meu destino, a me sentir realizado e autoconfiante. E a autoconfiança é uma das primeiras colunas de quem quer dar a volta por cima.
O texto que posto abaixo é do Roberto Shinyashiki, com sua peculiar forma simples de passar uma mensagem com conteúdo. Reflita, e pratique.

Saiba porque seus medos são imaginários.

Bicho-papão existe?

Lógico que não, mas tem muita gente que morria de medo dele quando era criança. Infelizmente, muitas pessoas não avançam na vida por causa da ansiedade e dos medos imaginários. Resumindo: deixam de viver com medo do bicho-papão que pega gente grande.

MEDO - "São as vozes na sua cabeça, dizendo para você que as
coisas não vão dar certo"
O medo imaginário envolve a pessoa e a convida a parar. A ansiedade faz que ela perca o foco e comece a andar descontroladamente em círculos, sem chegar a lugar nenhum.

Imagine o que aconteceria se você mergulhasse em um rio com o objetivo de alcançar a outra margem e, na metade do percurso, desse de cara com os olhos esbugalhados de um jacaré vindo na direção oposta. O que faria?

Suas braçadas, antes provavelmente fortes e confiantes, seriam interrompidas de repente, assim como sua respiração. No meio do rio, seus olhos encontrariam os do jacaré e ficariam assim, por segundos intermináveis, à espera de um instante de distração do inimigo.

Nada o convenceria a seguir em frente enquanto aquele monstro de dentes pontiagudos permanecesse ali. Assim é o medo. Ele nos convida a parar e até mesmo voltar atrás. Mas de onde vem esse medo?

São as vozes na sua cabeça, dizendo para você que as coisas não vão dar certo.

Muitos familiares e professores vivem repetindo para a criança que as coisas são difíceis e, indiretamente, que ela não vai conseguir realizar seus desejos. Quando essa criança cresce e se torna um adulto, essas mensagens vão para seu inconsciente e continuam a pressioná-la. A pessoa não tem consciência dessas vozes, mas elas ficam criando fantasmas no caminho de seus projetos.

Esse jacaré que você pode estar vendo nada mais é que um pedaço de tronco ligeiramente apodrecido pelo contato prolongado com a água. O medo imaginário é apenas um tronco parecido com um jacaré. Por isso mesmo, você não deve dar-lhe o poder de fazê-lo desistir de seus sonhos.

Quando os jacarés aparecerem em seu caminho, resista à tentação de desistir da sua travessia. Olhe bem para eles e verá que são troncos velhos e inofensivos, incapazes de fazer estrago em sua vida.

Então, você me pergunta: “E a ansiedade, Roberto?”.

A ansiedade é uma agitação provocada pelo medo, que faz a pessoa agir impulsivamente, sem organização e disciplina. Uma pessoa ansiosa costuma lidar com as coisas de maneira precipitada, movimentando-se freneticamente quando deveria manter a calma.

Os filmes de faroeste de antigamente com frequência tinham um episódio no qual um dos personagens, mocinho ou bandido, entrava em um trecho de areia movediça. O bandido se debatia desesperadamente e acabava morrendo. O mocinho, quando era jogado na areia movediça, parava uns minutos para pensar, encontrava uma solução objetiva e escapava.

Ao cair na areia movediça, o pior erro da vítima é o desespero. Quanto mais ela se debater, mais seu corpo afundará. O segredo é controlar a ansiedade e se movimentar o mínimo possível, até que encontre a saída.

Se um trecho de areia movediça aparecer durante sua travessia do mangue, lembre-se de manter a calma e contar até dez. Tenha claro o seu objetivo e mantenha a sua estratégia, que os resultados virão no momento certo. Nos momentos de pressão, precisamos manter a calma e a determinação.

O medo e a ansiedade são os grandes inimigos da transformação. Causam estagnação ou desvios perigosos e, de uma forma ou de outra, impedem o fluxo natural da vida, afastando você da sua capacidade de crescimento pessoal.

Um comentário:

  1. de fato o medo e a ansiedade povoam as mentes das pessoas, independentemente da idade... a diferença entre as pessoas de sucesso e as que ainda não alcançaram o sucesso encontra-se na compreensão clara a este respeito. Por isso que a crença no invisível, no Deus pai todo poderoso, que habita em nosso interior e com quem podemos dialogar diariamente, contando nossas angústias e ansiedades, podem fazer a diferença... Acreditar que nossos piores fantasmas serão combatidos com a ajuda do Todo Poderoso que habita em nós, e em tudo o que nos cerca.
    Quando imaginamos que os nossos problemas e "fantasmas" terão de ser resolvidos pelo nosso Eu carnal, limitado e frágil, nos desesperamos... quando compreendemos nossa dimensão verdadeira, de um FILHO DE DEUS, feito à IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, tudo muda!!!

    ResponderExcluir

Você concorda? Discorda? Tem alguma opinião a acrescentar? Use o espaço de comentários para somarmos sua experiência neste texto. O blog é feito por nós!

LinkWithin